04 janeiro 2021
03 dezembro 2020
O Natal está a chegar....
A EB João Eduardo Xavier prepara-se para a época natalícia....
Uma árvore quase, quase pronta!
E a diversão continua....no último dia houve música no nosso recreio e foi a festa total, ainda que com o devido distanciamento.
Deixamos aqui mais um bocadinho daquilo que fizemos para festejar o Natal, esperamos que gostem.
Até Janeiro!!
Dia de Aulas ao Ar Livre
No
passado dia 5 de novembro decorreu mais uma iniciativa do Movimento Dia
de Aulas ao Ar Livre.
No entanto, tivemos que adiar as nossas atividades ao ar livre pois no dia previsto, e seguintes, estava a chover. Mas isso não nos desmotivou e, logo que foi possível, fomos para o pátio.
Aqui ficam algumas fotografias das atividades
desenvolvidas:
A tertúlia permitiu recolher as opiniões de cada
aluno(a) sobre o tema em reflexão. Cada um deu o seu contributo.
A tertúlia teve como objetivo realçar o espírito interventivo
de cada aluno(a), baseado no respeito e no diálogo igualitário.
A nossa tertúlia teve como base Guernica de
Pablo Picasso. (Prof.ª Rita Carvalho)
O 3.º C da Escola Básica João
Eduardo Xavier comemorou o “Dia de Aulas ao Ar Livre”.
Foi uma aula diferente, de
expressão plástica, onde foram utilizadas as folhas
secas caídas no nosso pátio e
depois demos largas à imaginação!!!
Gostámos muito desta atividade
diferente, foi uma experiência interessante e
que queremos repetir!! (Prof.ª Leonilde Macela)
24 novembro 2020
Programa de reforço alimentar
O Município de Palmela iniciou, a 2 de novembro, o Programa de Reforço Alimentar no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
Além da distribuição regular de fruta, no âmbito do Regime da Fruta Escolar, que já ocorria, acresce uma distribuição semanal de fruta, bem como uni-doses de bolacha, duas vezes por semana (integral num dia e tipo Maria no outro). Na nossa escola, a distribuição é feita da seguinte forma:
2.ª feira - Bolachas
3.ª feira - Fruta da época
4.ª feira - Fruta da época
5.ª feira - Futa da época
6.ª feira - Bolachas
Para além destes produtos, a escola disponibiliza leite simples (meio gordo) todos os dias da semana e leite com chocolate às 3.ª, 4.ª e 6.ª feiras, um pacote por aluno.
23 novembro 2020
Pequenos almoços saudáveis
No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação a turma do 4.º ano procedeu à elaboração de um painel com atividades de pintura de vários frutos apelando ao consumo dos mesmos. (Prof.ª Margarida Frade)
18 novembro 2020
S. Martinho
No dia 11 de novembro, dia de S. Martinho, assinalamos a data tradicionalmente comemorada no nosso país.
Os nossos agradecimentos a todas as famílias que gentilmente corresponderam ao nosso pedido e forneceram as castanhas que tão bem souberam!
Como não podemos partilhar, este ano as castanhas foram entregues em cartuchos individuais a cada um(a).
Como o dia estava bonito, ou não fosse verão de S. Martinho, fomos para o pátio da escola....
17 novembro 2020
A Terra treme - exercício público de sensibilização
Programa Ecovalor - Amarsul
A
EB João Eduardo Xavier é uma das escolas inscritas no Programa Ecovalor e já
está a fazer a recolha de resíduos recicláveis: papel/cartão e
embalagens.
No
espaço de recreio existem quatro pontos de recolha de embalagens para que todos
possamos colocar os nossos resíduos diários. Nas salas de aula existem pontos
de recolha do papel/cartão.
Nos sacos amarelos devem ser
depositados:
- pacotes de
leite
- embalagens de iogurte
- saquetas
de bolachas
- garrafas de água
- tampas de plástico,
- sacos de plásticos,
- talheres descartáveis
- invólucros
em plástico, etc.
- Folhas de
papel escritas
- Saquetas
de papel
- livros,
revistas e jornais inutilizados,
- embalagens de papel e cartão, etc.
Mas atenção: Lenços de papel, guardanapos ou outros papeis sujos não devem ser depositados neste saco, devem ser depositados no lixo comum.
Joga Recycle BinGo - O jogo mais amigo do Planeta!
https://www.amarsul.pt/sustentabilidade/educacao-ambiental/recycle-bingo-1/
Mais informação em https://www.amarsul.pt/
16 novembro 2020
Mensagem de Boas Vindas
O ano letivo que
iniciou em setembro, marcado pela pandemia, impossibilita a aproximação da
Escola às famílias, impossibilita o desenvolvimento de atividades de partilha,
colaboração e entreajuda de todos os elementos da comunidade educativa.
Contudo, a Escola reinventou-se e, apesar de todas as
limitações, procura proporcionar atividades, experiências que visam
o enriquecimento pessoal, social e cultural dos seus alunos, motivo pelo
qual os docentes da EB João Eduardo Xavier decidiram criar o blog da escola.
Neste blog poderão acompanhar as atividades que vão sendo
desenvolvidas na escola, através de artigos, fotografias, posts,
das diferentes turmas. A publicação dos conteúdos a disponibilizar será de
acordo com a realização das atividades pelo que poderá não ter uma regularidade,
no entanto, tentaremos publicar novidades semanalmente.



















