03 dezembro 2020

O Natal está a chegar....

 A EB João Eduardo Xavier prepara-se para a época natalícia.... 


Uma árvore quase, quase pronta!



Outra, aguarda os enfeites que os nossos alunos estão a preparar...





Agora que faltam poucos dias para o Natal, desfrutem! 


E a diversão continua....no último dia houve música no nosso recreio e foi a festa total, ainda que com o devido distanciamento. 

Deixamos aqui mais um bocadinho daquilo que fizemos para festejar o Natal, esperamos que gostem.

Até Janeiro!!








Dia de Aulas ao Ar Livre

 


No passado dia 5 de novembro decorreu mais uma iniciativa do Movimento Dia de Aulas ao Ar Livre.

O Dia de Aulas ao Ar Livre é um movimento global para que o contacto com o ar livre seja uma realidade diária na vida das crianças. Assinalado todos os anos em duas datas especificas os professores proporcionam tempo ao ar livre para aprender e brincar. A comunidade do Dia de Aulas ao Ar Livre trabalha todo o ano para que todas as crianças tenham diariamente mais tempo ao ar livre. (in, https://diadeaulasaoarlivre.pt/sobre/)




Este ano inscrevemos a nossa escola nesta iniciativa e colocámos a EB João Eduardo Xavier no mapa!

No entanto, tivemos que adiar as nossas atividades ao ar livre pois no dia previsto, e seguintes, estava a chover. Mas isso não nos desmotivou e, logo que foi possível, fomos para o pátio.

Aqui ficam algumas fotografias das atividades desenvolvidas:


Turma B (2.º/3.º anos)

Para assinalar o dia de Aulas ao Ar livre, a turma 2.º/3.ºB realizou uma aula de tertúlia dialógica sobre a arte.

A tertúlia permitiu recolher as opiniões de cada aluno(a) sobre o tema em reflexão. Cada um deu o seu contributo.

A tertúlia teve como objetivo realçar o espírito interventivo de cada aluno(a), baseado no respeito e no diálogo igualitário.

A nossa tertúlia teve como base Guernica de Pablo Picasso. (Prof.ª Rita Carvalho)








Turma C (3.º ano)

O 3.º C da Escola Básica João Eduardo Xavier comemorou o “Dia de Aulas ao Ar Livre”.

Foi uma aula diferente, de expressão plástica, onde foram utilizadas as folhas

secas caídas no nosso pátio e depois demos largas à imaginação!!!

Gostámos muito desta atividade diferente, foi uma experiência interessante e

que queremos repetir!! (Prof.ª Leonilde Macela)







Turma A (1.º ano)

Aos alunos da turma A (1.º ano) foram distribuídos lápis mágicos! E fomos todos para o recreio experimentar como funcionavam....e não é que funcionavam muito bem? 

Vejam o que aconteceu....



Turma D (4.º ano)

Desenho à vista foi o desafio apresentado à turma D e o modelo foi a nossa escola. Cada aluno apresentou o seu olhar sobre a fachada principal da escola, com mais ou menos pormenor, mas com muita arte!







24 novembro 2020

Programa de reforço alimentar


O Município de Palmela iniciou, a 2 de novembro, o Programa de Reforço Alimentar no 1.º Ciclo do Ensino Básico. 

Além da distribuição regular de fruta, no âmbito do Regime da Fruta Escolar, que já ocorria, acresce uma distribuição semanal de fruta, bem como uni-doses de bolacha, duas vezes por semana (integral num dia e tipo Maria no outro). Na nossa escola, a distribuição é feita da seguinte forma:

2.ª feira - Bolachas

3.ª feira - Fruta da época

4.ª feira - Fruta da época

5.ª feira - Futa da época

6.ª feira - Bolachas

Para além destes produtos, a escola disponibiliza leite simples (meio gordo) todos os dias da semana e leite com chocolate às 3.ª, 4.ª e 6.ª feiras, um pacote por aluno.








23 novembro 2020

Pequenos almoços saudáveis



   No âmbito do Plano Anual de Atividades, cujo tema são os Estilos de Vida Saudáveis,  todas as atividades previstas giram em torno da necessidade de adoção de hábitos que promovam uma vida mais saudável a diversos níveis: alimentação, prática de exercício físico, momentos lazer em contacto com a natureza,... 


Os alunos da turma D (4.º Ano) evidenciaram neste cartaz os principais e diversos alimentos, como demonstração de um pequeno almoço saudável e de acordo com os seus hábitos alimentares. (Prof.ª Margarida Frade)





No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação a turma do 4.º ano procedeu à elaboração de um painel com atividades de pintura de vários frutos apelando ao consumo dos mesmos. (Prof.ª Margarida Frade)






18 novembro 2020

S. Martinho

 No dia 11 de novembro, dia de S. Martinho, assinalamos a data tradicionalmente comemorada no nosso país. 

Os nossos agradecimentos a todas as famílias que gentilmente corresponderam ao nosso pedido e forneceram as castanhas que tão bem souberam!




Como não podemos partilhar, este ano as castanhas foram entregues em cartuchos individuais a cada um(a). 

Como o dia estava bonito, ou não fosse verão de S. Martinho, fomos para o pátio da escola....










No final ainda houve tempo para conhecermos a lenda de S. Martinho...e fazermos estas dobragens (4.ºano)




17 novembro 2020

A Terra treme - exercício público de sensibilização

 



Esta iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e procura chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas. 
 
Tem a duração de apenas 1 minuto, durante o qual os participantes são convidados a executar os 3 gestos que salvam: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.

 




No dia 5 de novembro, pelas 11h05 a terra tremeu na EB João Eduardo Xavier....e os nossos alunos estão todos de parabéns! 



















Programa Ecovalor - Amarsul

O programa Ecovalor tem como objetivo promover boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino em todo o país, premiando aquelas que apresentam melhor desempenho na reciclagem das suas embalagens usadas.

A EB João Eduardo Xavier é uma das escolas inscritas no Programa Ecovalor e já está a fazer a recolha de resíduos recicláveis: papel/cartão e embalagens. 

No espaço de recreio existem quatro pontos de recolha de embalagens para que todos possamos colocar os nossos resíduos diários. Nas salas de aula existem pontos de recolha do papel/cartão.

Nos sacos amarelos devem ser depositados:       

  •          pacotes de leite
  •        embalagens de iogurte                                          
  •       saquetas de bolachas 
  •       garrafas de água
  •        tampas de plástico,
  •       sacos de plásticos,
  •        talheres descartáveis
  •        invólucros em plástico, etc.
Já nos sacos azuis podemos depositar:
  •        Folhas de papel escritas
  •        Saquetas de papel
  •        livros, revistas e jornais inutilizados,
  •     embalagens de papel e cartão, etc.



Mas atenção: Lenços de papel, guardanapos ou outros papeis sujos não devem ser depositados neste saco, devem ser depositados no lixo comum.





Este mês já entregámos 12 sacos com embalagens para reciclar e estamos empenhados em contribuir para um futuro sustentável!



Joga Recycle BinGo  - O jogo mais amigo do Planeta!

 https://www.amarsul.pt/sustentabilidade/educacao-ambiental/recycle-bingo-1/


Mais informação em https://www.amarsul.pt/


16 novembro 2020

Mensagem de Boas Vindas


O ano letivo que iniciou em setembro, marcado pela pandemia, impossibilita a aproximação da Escola às famílias, impossibilita o desenvolvimento de atividades de partilha, colaboração e entreajuda de todos os elementos da comunidade educativa. Contudo, a Escola reinventou-se e, apesar de todas as limitações,  procura proporcionar atividades, experiências que visam o enriquecimento pessoal, social e cultural dos seus alunos, motivo pelo qual os docentes da EB João Eduardo Xavier decidiram criar o blog da escola.

Neste blog poderão acompanhar as atividades que vão sendo desenvolvidas na escola, através de artigos, fotografias, posts, das diferentes turmas. A publicação dos conteúdos a disponibilizar será de acordo com a realização das atividades pelo que poderá não ter uma regularidade, no entanto, tentaremos publicar novidades semanalmente.



A equipa de docentes